UMA ANÁLISE DO FILME: MATILDA


Resumo: O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar uma análise sobre o filme: Matilda. Problema de pesquisa:  violência sofrida pela atriz principal. Para responder ao nosso problema de pesquisa analisaremos quais os tipos de violências sofridas por Matilda. O nosso tema justifica-se como relevante e merecedor de ser estudado devido ser de conhecimento de todos que casos de violência contra crianças não podem ser visto somente como história de ficção, infelizmente existem estudos e dados que comprovam que muitas crianças sofrem algum tipo de violência durante sua vida. Matilda era uma garotinha dotada de inteligência e habilidades especiais, porém quase nunca era notada por sua família. Ela desde muito pequena teve que se virar sozinha, ou seja, sempre foi negligenciada pelos pais. No início do filme ela mesma tinha que preparar sua refeição, se cuidar e cuidar da casa, sofria maus tratos pelos pais e pelo irmão mais velho que impunham sobre ela suas vontades, além de deixar a garota abandonada. Os poucos momentos em que a família se reunia para alimentar-se, a forma era inadequada, assistiam programas inadequados para a idade, e ao Matilda se  recusar em ser igual a eles, era reprimida e sofria violência física e psicológica. Violência intrafamiliar é definida como ação ou omissão que pode prejudicar a integridade física, bem-estar, liberdade, psicológica, podendo ser executada por qualquer integrante da família, dentro ou fora de casa, e até quem está exercendo a função dos pais mesmo sem laços afetivos. (BISCEGLI, et al Revista Paulista Pediátrica, p, 367, 2008). Ao chegar à idade de ir para a escola, Matilde que era muito inteligente e gostava de ler, pede ao seu pai para fazer a sua matricula na escola, o pai como negligente, não julgou importante o fato da menina se interessar pelos estudos e então à priori nega o pedido da filha, justificando que ela teria que ficar em casa para receber as correspondências. Ao analisarmos o fato da criança ter seu direito ao estudo negado, fica evidente que se olharmos pelas leis brasileiras, o pai dessa criança está descumprindo o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em seu artigo 3º onde fala que toda a criança e adolescente dispõe de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, devendo haver a proteção integral e assegurando lhes “todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”. Quando uma criança sofre maus tratos independentes de qual seja, ela carrega em seu consciente, e dependendo de vários fatores ela pode reproduzir suas emoções quando criança ou mesmo adulto para se libertar daquilo ou querer que seu semelhante passe pelo mesmo como uma forma de punição ou de se autoafirmar.

Referencial teórico

Matilda era uma garotinha dotada de inteligência e habilidades especiais, porém quase nunca era notada por sua família. Ela desde muito pequena teve que se virar sozinha, ou seja, sempre foi negligenciada pelos pais. No início do filme ela mesma tinha que preparar sua refeição, se cuidar e cuidar da casa, sofria maus tratos pelos pais e pelo irmão mais velho que impunham sobre ela suas vontades, além de deixar a garota abandonada. Os poucos momentos em que a família se reunia para alimentar-se, aforma  era inadequada, assistiam  programas inadequados para a idade, e aoMatilda se  recusar em ser igual a eles, era reprimida e sofria violência física e psicológica.
Violência intrafamiliar é definida como ação ou omissão que pode prejudicar a integridade física, bem-estar, liberdade, psicológica, podendo ser executada por qualquer integrante da família, dentro ou fora de casa, e até quem está exercendo a função dos pais mesmo sem laços afetivos. (BISCEGLI,et alRevista PaulistaPediátrica,p, 367, 2008).
Ao chegar a idade de ir para a escola, Matilde que era muito inteligente e gostava de ler, pede ao seu pai para fazer a sua matriculanaescola, o pai como negligente, não julgou importante o fato da menina se interessar pelos estudos e então à priori nega o pedido da filha, justificando que ela teria que ficar em casa para receber as correspondências.
Ao analisarmos o fato da criança ter seu direito ao estudo negado, fica evidente que se olharmos pelas leis brasileiras, o pai dessa criança está descumprindo o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA em seu artigo 3º onde fala que toda a criança e adolescente dispõe de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, devendo haver a proteção integral e assegurando lhes “todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade”.
Para realizarmos a nossa pesquisa faremos uso do Método Hipotético-Dedutivo, método esse desenvolvido pelo filósofo Karl Popper. Esse método visa construir e testar uma possível resposta ou solução para um problema de pesquisa. Para isso, utilizaremos da Pesquisa Bibliográfica, isto é, a partir do levantamento de referenciais teóricos já analisados e publicados por meios de livros, artigo científico, jornais, revistas entre outros.

Resultados

Para o Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência, as crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência dentro de casa:

Trata-se de uma população cujos direitos básicos são muitas vezes violados, como o acesso à escola, a assistência à saúde e aos cuidados necessários para o seu desenvolvimento. As crianças e adolescente são, ainda, exploradas sexualmente e usadas como mão-de-obra complementar para o sustento da família ou para atender ao lucro fácil de terceiros, às vezes em regime de escravidão. Há situações em que são abandonados à própria sorte, fazendo da rua seu espaço de sobrevivência. Nesse contexto de exclusão, costumam ser alvo de ações violentas que comprometem física e mentalmente a sua saúde (Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência, 2001, p.7).

Ao analisarmos o exposto, fica evidente que Matida sofria de violência física e psicológica,tendo seus direitos básicos negados por seus pais, ficando a própria sorte, como, tomar conta de si e da casa e ainda recebendo as correspondências.
Verificamos durante o filme outro ponto relevante em ser abordado, o fato do pai oprimir, diminuir, xingar e humilhar a filha, chamando ela por palavrões e desacreditando de sua inteligência. Ou seja, em inúmeras cenas verificamos a violência psicológica sendo aplicada à Matilda.
              De acordo com o que traz o Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência, a definição de Maus-tratos psicológicos:

                    É toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito, cobrança ou punição exageradas e utilização da criança ou do adolescente para atender às necessidades psíquicas dos adultos. Todas estas formas de maus tratos psicológicos podem causar danos ao desenvolvimento biopsicossocial da criança. Pela sutileza do ato e pela falta de evidências imediatas de maus-tratos, este tipo de violência é dos mais difíceis de serem identificados, apesar de estar, muitas vezes, embutido nos demais tipos de violência. ( Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência, 2001, p.13)

Matilda sofria violência psicológica por parte de seus familiares, e quando chega a escola depara com uma diretora nada convencional, que é rude e maldosa com as crianças. Mas Matilda se identifica com sua professora, umapessoa calma e bondosa, é onde ela resolve com seus amigos da escola se vingar da diretora usando suas habilidades poderosas.

Metologia

Para realizarmos a nossa pesquisa faremos uso do Método Hipotético-Dedutivo, método esse desenvolvido pelo filósofo Karl Popper. Esse método visa construir e testar uma possível resposta ou solução para um problema de pesquisa. Para isso, utilizaremos da Pesquisa Bibliográfica, isto é, a partir do levantamento de referenciais teóricos já analisados e publicados por meios de livros, artigo científico, jornais, revistas entre outros

Considerações finais

Quando uma criança sofre maus tratos independente de qual seja, ela carrega em seu consciente, e dependendo de vários fatores ela pode reproduzir suas emoções quando criança ou mesmo adulto para se libertar daquilo ou querer que seu semelhante passe pelo mesmo como uma forma de punição ou de se auto afirmar.


REFERÊNCIAS
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Guia de atuação frente a maus-tratos na infância e na adolescência: Orientações para pediatras e demais profissionais que trabalham com crianças e adolescentes. 2ª Edição. Rio de Janeiro - Março de 2001.

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

BISCEGLI, Terezinha Soares et al . Violência doméstica contra crianças: nível de conhecimento dos pais de crianças em escolas pública e privada. Rev. paul. pediatr.,  São Paulo ,  v. 26, n. 4, p. 366-371,  dez.  2008


Alessandra F. Oliveira[1]
Maria Rita C. Marafon1
Michele S. R. Gasparini1
Vanessa C. Skura1
Monique Farber[2]




[1] Acadêmico do Curso de Direito da UNIVEL – Centro Universitário Univel.
[2] ORIENTADORA: Professora Monique Farber do Curso de Direito da Univel – Centro Univesitário Univel.

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