Nós Somos Janeiro Branco


Olá, meu amigo Leitor (a)!
Hoje quero falar bem de perto com você, afinal, estamos no mês de Janeiro, e anda circulando por aí uma campanha intitulada "Janeiro Branco", ela iniciou com um psicologo em Minas Gerais, que iluminado pela luz da psicologia, percebeu a necessidade da criação de um mês destinado a conversas sobre Saúde Mental.

Não estou exagerando quando digo que as pessoas sentem VERGONHA de comentarem sobre seu estado mental. Costumamos usar termos como "stress" "cansaço mental" "esgotamento físico" e entre tantos outros para traduzir apenas uma coisa: "Eu não aguento mais e preciso de ajuda". Claro, para muitos uma boa noite de sono basta, no entanto, grande parte das pessoas que enfrentam sérios problemas não conseguem ao menos, dormir.

Isto posto, precisamos refletir a forma como estamos tratando a nós e a outros em volta. Por vezes pessoas buscam soluções rápidas, um comprimido daqui, um relaxante dali, para desviar a dor ou as preocupações invasivas que frequentemente lhes vem a memória. Isso certamente resolve, temporariamente. 

Mas, nosso corpo social não está precisando de remédio, está precisando é de acolhimento, de ombros, lenços e olhares atentos. Não temos mais tido coragem de encarar o sofrimento e deixar o outro saber o que se passa abaixo de nossos rostos pintados e mentes sedadas. Um pouco pesado, eu sei. No entanto, se olharmos atentamente para a geração atual, vemos um número crescente de suicídios, depressão e de transtornos de ansiedade. Quase um surto coletivo.

Bem, o que fazer então?
Sejamos janeiro branco... Janeiro, julho, setembro e até lá em dezembro sejamos todos Janeiro Branco! Saibamos nos manter sóbrios dentro de uma instituição social que muitas vezes suga nossas energias lançando luz à competitividade, perfeccionismo e status. Não precisamos disso. Fale sobre você, você estará apenas sendo humano ao compartilhar alguma angústia, e estará mostrando ao outro, que ele pode ser humano também!


Um forte abraço! Sejamos todos Janeiro Branco!


Aproveito para divulgar meu vídeo de 10min contando parte de minha trajetória e mencionando sobre Metas para 2019. Que tal conferir? Aproveite e se inscreva no meu canal! 


Até a próxima!

Autora: Gabriela Ferreira Esma Lopes
Psicóloga - CRP nº08/26196
Parceira do Instituto AMPLIAR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRAGMENTADO - UMA ANÁLISE PSICOLÓGICA

RESENHA CRÍTICA SOBRE O FILME “QUE HORAS ELA VOLTA” NUMA PERSPECTIVA DA ANÁLISE INTERSECCIONAL E OS SEUS DIFERENTES MARCADORES SOCIAIS QUE CONSTITUEM A PRODUÇÃO DA SUBJETIVIDADE.

O Quarto de Jack - Análise na perspectiva da teoria Histórico-Cultural